Andador para bebês: não é tão bom quanto parece

andador

Você tem um andador em casa ? Se tem aqui vão algumas informações, se não tem, também !

“Desde o ano de 2007, é proibido vender, importar e fazer propaganda de andador para bebês no Canadá . Existe um movimento muito intenso na Europa e Estados Unidos visando implantar uma lei semelhante à canadense, uma vez que todas as estratégias educativas tem falhado na prevenção de traumatismos por andadores “ (Pediatra digital)

Pois é, os pais adoram e alegam que ele dá mais independência ao bebê, que aumenta a sua mobilidade e agilidade, e que o trabalho diminui com as crianças dentro dos andadores … Acham que aceleram o desenvolvimento de seus pequenos, mas estudos comprovam que não é bem assim …

Dar independência demais pra quem não tem a mínima noção de perigo pode ser um desastre completo, assim como uma mobilidade aumentada por locais cheios de riscos, também.

Os andadores levam , ao contrário, ao atraso do desenvolvimento motor, pois a facilidade de locomoção para um bebê que ainda não está “maduro” pode pular etapas como o engatinhar e ficar de pé sem apoio, para depois caminhar sozinho…

No andador, ele fica sentado e arrasta as perninhas… Não anda !

Estudos feitos pela pesquisadora Ingrid Emanuelson, da Suécia, apontam o andador como a primeira maior causa de traumatismo craniano moderado em crianças menores de quatro anos, seguidos dos brinquedos de playground. Haverá um caso de traumatismo para cada três crianças que utilizam o andador, Em um terço dos casos as lesões são graves, necessitando hospitalização ! Entre elas , queimaduras, intoxicações, fraturas, afogamentos e quedas … Principalmente de escadas !

Então não pense que você estará limitando seu filho impedindo o uso do andador… Que o sorrisinho dele é tão lindo quando ele alcança algum lugar, que ele fica tão bonzinho e quietinho quando está voando pela casa, e que você está sendo um mau pai ou mãe …

Na verdade criança fica feliz com muita coisa, ou seria com pouca coisa ?
Como uma brincadeira no chão da sala, uma historinha lida com prazer, um DVD assistido com ela e seu carinho incondicional !

E se você precisa fazer o serviço da casa, e não tem com quem deixá-la, é preferível o velho e bom “chiqueirinho”, com ela cercada e protegida !!

claudia-almada-macedo-pediatra[1]Claudia Almada Macedo, OG.

Anúncios


Categorias:Saúde

Tags:, , , , ,

%d blogueiros gostam disto: