Amor e Whatsapp: traição ou desconfiança?

whatsapp

 

 

A esposa: – amor, estamos casados há sete anos; quero uma prova de amor.
O marido: – claro querida, pode dizer.
Ela: – quero que você lute com um leão e vença, só assim provará que me ama.
Ele: – meu amor, você está louca? Não se vence um leão. Não tem outro modo de provar?
A mulher: – tem. Mostre-me o seu Whatsapp.
O marido: – está bom! Traga logo esse maldito leão!!!

Deveria haver uma simetria entre o desconfiar e o trair efetivo. Mas parece que na atualidade de redes sociais e aplicativos de cochichos coisas foram rompidas.

Todo mundo sempre aprendeu que cochichar é feio e falta de educação. Mas o que é um aplicativo de conversação secreta na frente de todo mundo? Pois é. Bem vindo à era do cochicho digital.

Ninguém cochicha mais encostando a boca no ouvido do outro. Seria repreendido. Mas ficar no Whatsapp em público parece estar convencionado que não é cochichar. Mas é. Claro que é. Ali alguém pode estar digitando coisas como: estou com aquele chefe idiota do trabalho que não se enxerga. Tudo impunemente.

Paqueras, encantadores de ego, elogiadores de plantão, adoram o programinha. Periguetes, mocreias e sirigaitas também. Isso sem excluir quase todo o restante do planeta. E paquera oculta ninguém pode saber. Só o fiel companheiro. Ele, o Whatsapp. Aquele aplicativo que todo mundo jura que é só para conversar com amigos e família.

A visão do Watsapp reduzindo muita coisa à paquera, como sugeriria Nelson Rodrigues, o ‘tarado brasileiro’, pode ser radical. Mas não é falsa. Pode não existir a traição efetiva, mas quem cochicha autoriza desconfianças. Ou uma ligeira dúvida.

Quando tudo é às claras – mas às claras, não seletivamente às claras-, a coisa vai bem. Mas muita gente mantém segredos, códigos etc. Talvez por isso a internet esteja ‘separando’ tantos casais.

Não se vai dizer que numa relação a dois tudo precise ser mostrado ao outro. Quando há confiança ninguém precisa mostrar nada. Confia-se e ponto final. Mas isto cada vez mais vem deixando de ser a regra.

Não há simetria entre o trair efetivo e o desconfiar. As oportunidades para trair continuam menores do que para se desconfiar. Na traição ainda há travas sociais sérias. Mas para se desconfiar basta uma dúvida, um mal entendido.

Traição em épocas de internet pode não ser mais apenas o contato físico. Mas a doce entrega de sentimento por meio de um aplicativo de conversação. O amor, verdadeiro amor, consegue transitar pelos programas de internet e chegar ao outro lado. Inteiro e denso.

O Whatsapp vem alterando padrões. De educação e ética. É indiscutivelmente um aplicativo maravilhoso. Principalmente em sua ‘gratuidade’ contra a sempre desonesta telefonia mundial.

Mas com ele veio o novo conceito de cochicho. Péssimo. Pessoas desestruturadas e viciadas simplesmente não conseguem mais conversar fisicamente com o outro. Só por digitação. É também o tempo do egoísmo, do ensimesmamento, do isolacionismo pessoal. Cada um em seu mundo telefônico andando nas ruas com a cabeça enfiada no celular.

Esta prática é levada para relacionamentos. Mas também para as camas dos casais, os motéis dos apaixonados, os casamentos, os enterros e reuniões. E sempre por meio de cochicho, conversas secretas e escondidas de quem apenas vê que alguém digita. Mas nunca saberá o que é. Ou com quem é.

O ser humano não ‘acabou’ deste jeito, contestariam neoéticos e neomoralistas. Mas as leituras possíveis no mundo pós-ético mostram uma realidade carcomida. Relacionamentos amorosos poderão ser previamente ‘combinados’ como reuniões de negócio: com ou sem Whatsapp. Isso pode ser um exagero e um atraso. Mas se não se quer disparar a desconfiança no outro, só há um caminho: a transparência.

A tecnologia nova é maravilhosa. Mas o uso dela exigirá uma ética também nova. Não adianta mais a mera expressão de espanto à indagação sobre o cochichar no Whatsapp. O transparente mostra sem medo. Ou melhor: nunca esconde.

A traição ainda é algo mais ‘difícil’. Enquanto isso, a desconfiança ou a dúvida podem ser muito mais comuns. Qualquer pessoa segura, ao ler um texto sobre desconfiança pode se questionar, de passagem, se não seria o caso de desconfiar. Ou abrir alguma dúvida.

É claro que a vida saudável não se apoia em dúvidas ou desconfianças. Muito menos em traições. Mas como existe a piada do início do texto, sabe-se que com a forma cochichada de conversas, onde há fumaça pode haver fogo.

Talvez seja melhor ler Nelson Rodrigues: ‘Entre o desquite e a traição, é preferível a traição, mil vezes a traição’. OBSERVATÓRIO GERAL.

[Artigo para os jornais O DIA SP e O ANÁPOLIS, GO]

Anúncios


Categorias:Cultura

Tags:, , ,

150 respostas

  1. To empenhado minha mulher manda foto nua pra um cara q ela conheceu na net so que ela nega ate a morte q nao faz isso oque eu faço me separo ou nao?

    • Olá amigo!!! primeiro vc tem que arrumar um geito de conseguir essas fotos, porque nao contrata um detetive? depois que vc estiver com todas as provas na mão vc vai saber oque é correto fazer, mais tbm tem o outro lado… vc está tratando a sua mulher como se deve? tem dado atenção e carinho pra ela? Tem chamado ela para sair com vc ? Porque as vezes ela está se sentindo abandonada desvalorizada ai fica difícil manter um casamento.

  2. sinto muito ciumes meu namorado vive online

  3. sinto muito ciumes meu namorado vive online e eu ja peguei umas conversa dele com uma amiga virtual no chate peguei o celular dele sem ele perceber.. depois disso vivo na desconfiança isso me mautrata vivo triste tento engolir nao falar nada para evitar brigas e termino do namoro eu amo esse homem demais.. me ajudem

    • Axo que vc chegou aqui pelo mesmo motivo que eu , minha mulher diz que gosta de mim mas vive de putaria com outro cara no wadzap eu sempre vejo isso mas ela pensa que eu nao sei so q se eu revelar isso pra ela o casamento acaba…

    • Ta na cara que ele nao gosta de vce né?
      que tem desejo e tesão por outras….
      Reveja esse sentimento que tem por ele, me parece que ele não está merecendo
      Quando o homem ama de verdade… não cabem outras…não sobra espaço pra conversinhas picantes online, obvio que está faltando algo no relacionamento de vces, e pelo visto é da parte dele….

    • Cuidado conecte o whatsapp dele no seu whatsapp web no pc ou Not e Acompanhe em tempo real o que ele fala no whatsapp

  4. ESTOU COM ESTE PROBLEMA AGORA, ELA TEM UM AMIGO LATOEIRO QUE COMEÇOU A MANDAR MENSAGENS E EU ATE VI ALGUMAS MAS FOI SE INTENSIFICANDO E ELE COMEÇOU A CANTAR ELA E CHAMAR DE BOCA BONITA E OUTRAS COISAS MAIS, E EU VI UM DIA EM QUE ELE DISSE QUE IRIA NO TRABALHO DELA AS OITO DA NOITE PARA PEGAR ELA EM CIMA DA MESA DELA E ELE DISSE QUE NAQUELE DIA NÃO ROLAVA POR QUE ELA SIA AS CINCO, NAQUELE DIA EU VI QUE A MINHA ESPOSA, AQUELA EM QUE EU SEMPRE CONFIEI, MÃO DE MEUS FILHOS E AGORA ALI PRESTES A SE ENTREGAR A UM OUTRO CARA E ISSO DE PAPOS JÁ FAZ MAIS DE UM ANO E PELO QUE SEI NÃO ACONTECEU AINDA, OS PAPOS COM ELE SÃO DESCONTRAÍDOS E PARECEM BEM AMIGOS ÍNTIMOS E ELE TAMBÉM É CASADO SÓ QUE VIVE DANDO EM CIMA DELA E ESPERA E QUER UMA CHANCE PARA COMER ELA ASSIM ELE DIZ,MAS DAQUELE DIA EM DIANTE EU DEI UM JEITO DE SABER TODAS AS SUAS CONVERSAS COM E ELE SEM ELA SABER E NEM VOU DEIXAR ELA SABER DISSO E COMECEI A MONITORAR E SEMPRE TEM CONVERSAS BEM PICANTES E ELE ENVIA FOTOS DO PAU DELE PARA ELA E ELA FICA TODA CHEIA DISSO E SE ACHA A BEM GOSTOSA, E ELA JÁ ENVIOU DOS SEIOS PARA ELE E ELE DIZ A ELA QUE TEM MUITO TESÃO COM ISSO,NÃO SEI ONDE VAI DAR ISSO, JÁ BRIGAMOS DIVERSAS VEZES E EU GOSTARIA QUE ELA PARASSE DE PENSAR NELE MAS ELA CHEGA FICAR DOENTE E PASSA MAL AS VEZES E TENHO ATÉ MEDO DE PERDER ELA, ESTAS CONVERSAS ELA APAGA MUITAS PARA QUE EU NÃO VEJA, EU ESTOU CONSENTINDO POR QUE ELA ME DIZ QUE SÃO SÓ CONVERSAS E ESTÁ APROVEITANDO A SITUAÇÃO E CURTINDO COM O CARA E ISSO FAZ ELA FELIZ POR SER PAPOS DIFERENTES E QUE AUMENTA O EGO, MAS SEI QUE UM DIA ISSO VAI LEVAR ELA A TRANSAR COM O CARA, EU JÁ SOFRI MUITO E CHOREI DIVERSAS VEZES PENSANDO EM TUDO ISSO E AS VEZES PENSO QUE POR AMAR ELA DEMAIS EU TENHA QUE PASSAR POR ISSO E DEIXAR ELA TER UMA EXPERIÊNCIA COM O CARA E QUEM SABE SEJA BOM PARA O ELA, ELA ME DIZ QUE NUNCA TEVE OUTRO HOMEM ANTES DE EU E EU ACREDITO POR QUE FUI O PRIMEIRO NA CAMA COM ELA, MAS O FATO DE PENSAR QUE AQUELE CORPO PODE ESTAR SENDO USADO POR OUTRO ME INCOMODA MUITO E NEM SEI O QUE FAZER MAIS, ELE É UM CARA BEM BONITO E CORPO ACHO Q MELHOR Q O MEU, MAS EU NA CAMA SOU MUITO VONTADE E ELA SE DEIXAR FAZEMOS SEM MENTIRA DUAS VEZES POR DIA, E ELA FAZ AMOR FALANDO NO CARA QUE ELE QUER PEGAR ELA E SEMPRE NO ESCURO E ISSO AJUDA ELA A GOZAR E EU ESTOU CONSENTINDO JUSTAMENTE PELO FATO DE ELA GOZAR GOSTOSO. QUE FAÇO, ESTOU MUITO CONFUSO COM TUDO, SOU UM CARA QUE SEMPRE TRABALHOU PARA TER ESTRUTURA NA FAMÍLIA E AGORA ME ACONTECE ISSO, E CULPA DESTA MALDITA LIBERDADE QUE O WATSAPP PROPORCIONA, POR QUE NÃO TEM LIMITES NENHUM NA VIDA DAS PESSOAS.

    • Que isso! Como vc deixou chegar neste ponto!!
      Desculpa ser direta! Mas acredito que a traição vai além do ato em si. E o respeito? A admiração? A confiança? O medo de perder? Olha nao sei como é o relacionamento de vcs, mas comigo jamais permitiria algo do gênero. Veja oq vc quer para sua vida. So vc pode decidir isto. Abraços!

  5. Também sou mais uma vítima do WhatsApp. Descobri mensagens comprometedoras no celular de minha namorada. Não tive outra alternativa a não ser terminar o relacionamento. Ela chorou, se disse arrependida, mas eu não fraquejei. Agora me sinto livre de uma pessoa sem caráter. Quem estiver na mesma situação e quiser trocar uma ideia , meu e-mail: jornalistainvestigativope@gmail.com

  6. nao sei o q fazer tbm, sou casada a dois anos, e ele era muito romantico no namoro e se dizia louco pra casar comigo criei um respeito por ele fora do comum, parecia tao merecedor do meu amor e sempre dizia graças a Deus casei com esse homem ele e maravilhoso… mas ai vem a decepção encontrei uma conversa dele elogiando uma conhecida no zap q ele sabe q nao suporto , mas disse que por a conhecer a mt tempo era so amizade eu acreditei. depois passou uns meses peguei outra conversa dele ja mais avançado chavecando uma mulher que nunca vi na vida, conversas bem colegiais sabe… ai ele disse q akilo nao era nada porque nao tinha contato fisico era so pra passar tempo que a mulher da vida dele era eu, e que nao sabe o q deu nele. ai hj mais uma vez outra mulher, dizendo que ela era linda, atraente.. etc que nao vale a pena comentar, e nao sei se a mulher fazia charme mais mandou ele me respeitar e ele insistia com ela ela cortava ele… esta muito doloroso pra mim. todas paqueras virtuais nenhuma mora em nosso estado. hj disse se ele qria casamento aberto teria. mas eu nao tenho coragem de traí-lo. o certo era deixá-lo mais nao tenho forças. para mim ele era um principe. nao sei o q faço . sofro sozinha nao tenho para quem contar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: