Edward Snowden vem aí em entrevista da VIP

 

“Os brasileiros são uma grande inspiração para mim”, diz Edward Snowden

 

[VIP]. Eleito o Homem do Ano pela VIP, o responsável número 1 pela dor de cabeça do presidente Obama fala à revista (em seu primeiro depoimento à imprensa brasileira), elogia o Brasil e explica por que precisamos de privacidade para viver

 

snowden_Vip_materia_edit

 

Por Leandro Beguoci 

Na última semana de outubro, chegou ao meu e-mail uma mensagem de Edward Snowden, o homem que revelou ao mundo a gigantesca máquina de espionagem do governo americano. O destino era uma conta do Gmail, e talvez alguém da NSA (National Security Agency) – a agência de espionagem que saiu da obscuridade graças a esse americano de 30 anos – tenha colocado o endereço em uma eventual lista de acompanhamento. Infelizmente (para eles), não tem tanta coisa interessante assim lá dentro.

 

Exceto pela mensagem de Snowden aos leitores da VIP. “É uma honra enorme e duradoura ser reconhecido no Brasil. Os brasileiros são uma grande inspiração para mim. Vocês demonstraram ao mundo que a voz de uma sociedade é ouvida quando milhões de pessoas vão às ruas. Até os melhores líderes se beneficiam dessa orientação pública chamada protesto”, escreveu Snowden.

Duas semanas antes, em um drible discreto em Obama, contamos a Snowden que ele fora eleito Homem do Ano pela VIP. Ficamos sem resposta por alguns dias. Nesse período, as revelações dele mostraram que vários líderes europeus tiveram e-mails e telefones grampeados. As pessoas que mais contribuíram para dar visibilidade aos documentos que ele revelou passaram por todo tipo de constrangimento e ameaça – inclusive acusadas de colaborar com terrorismo. Ele recebeu visita da família e, segundo seus advogados, tinha conseguido um emprego – embora não pudesse revelar onde. A chance de resposta era mínima, mas Snowden respondeu. 

* * *

A reportagem com o perfil do ex-agente e seu depoimento na íntegra estão na edição de dezembro da revista, que chega às bancas nesta sexta-feira (29).

 

Anúncios


Categorias:Cidadania online

Tags:, , ,

1 resposta

  1. Esperemos que o Marco Civil não venha restringir privacidade, liberdade de expressão e de informação!

%d blogueiros gostam disto: