Presidente do CRM-MG radicaliza contra médicos cubanos

medico crm

João Batista Gomes Soares, presidente do Conselho Regional de Medicina/MG parece não se importar com a vida de pacientes. Sobre o programa do governo federal Mais Médicos, disse: “Vou orientar meus médicos a não socorrerem erros de cubanos”. Disparou ainda que se o profissional não tiver a “carteirinha” do CRM acionará a polícia contra profissionais estrangeiros pelo crime de exercício ilegal da profissão “da mesma forma que fazemos com um charlatão ou com curandeiro.”

A lógica autoritária do presidente do CRM-MG que menospreza pacientes em nome de carteirinhas do CRM parece ser fruto de sua visão política. Comparar médicos de um país em que a medicina é respeitada com charlatão ou curandeiro é exagerar na implicância com o governo de Dilma Rousseff.

Não satisfeito elaborou uma análise jurídica: “Esse programa do governo federal é conversa e conversa não é superior à lei vigente no país. Não vou respeitar medida provisória, que é coisa da época da ditadura. Não entendo que MP revoga lei e vou me ater ao que a lei determina”.

Ao contrário de o que sugere o presidente do CRM-MG, que tenta estigmatizar os médicos cubanos, Cuba assinou um termo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e Minas Gerais não receberia, como pensa Soares, charlatães ou curandeiros. Nem o governo federal, estima-se, mandaria para a sociedade de Nova Lima estelionatários da medicina.

A atitude do presidente do CRM-MG é um tanto quanto preconceituosa: enquanto ele ameaça com abertura de inquérito policial pela falta de “carteirinha”, as pessoas humildes por toda Minas devem passar dificuldades em encontrar um médico disponível.

O Ministério da Saúde informou que o programa Mais Médicos prevê um curso de acolhimento por três semanas e instituições de ensino nos países de origem contam com um tutor para supervisionar os profissionais, capacitando e submetendo a provas tanto em conhecimento médicos como em língua portuguesa, sendo desligados os médicos que não forem aprovados.

Lamentável as falas do presidente do CRM mineiro. OG.

Anúncios


Categorias:Cidadania online

Tags:, , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: