Oscar, o gato impressionante

oscar27707_wideweb__470x313,0

É um gato, sim um mero gato (felis silvestris catus). Mas este é totalmente especial e impressionante. Ele presta um tipo de “serviço médico”, que nenhum ser humano ou especialista consegue prestar. Sua foto saiu publicada no renomado New England Journal of Medicine e Oscar também está referido no livro do biólogo Frans de Waal, A era da empatia, ps. 108 e 330.

O gato Oscar, nascido em 2005, vive numa clínica geriátrica em Providence, Rhode Island, o menor estado dos Estados Unidos. A clínica cuida de pacientes com Alzheimer, Parkinson e outras doenças. Oscar simplesmente indica aos médicos qual paciente irá morrer nos próximos dias. Já identificou dezenas de casos com precisão. Perambula livre pelos corredores do hospital, entra e sai em todos os leitos. Mas quando pressente que a morte de alguém está próxima, por questão de um ou dois dias, aconchega-se junto ao paciente delicadamente e não sai até que o falecimento se dê. Nunca errou.

O geriatra David Dosa que narrou o caso em A Day in the life of Oscar the cat, afirmou “Sua mera presença junto ao leito é vista pelos médicos e enfermeiros como um indicador quase absoluto da morte iminente, o que permite que os membros da equipe avisem as famílias a tempo. Oscar já permaneceu junto de pacientes que, não fosse pela presença dele, teriam morrido sozinho.” OG.

Anúncios


Categorias:Saúde

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: