(foto-OG). Claudia Almada Macedo. “Não se consulte pela internet com o Dr Google. Pediatra é aquele ser que conversa, troca, examina, põe a mão e trata a família como um todo.” Confira conselhos simples, mas valiosos da nossa pediatra. OG.
Nesses tempos de inverno, com oscilações frequentes de temperatura e baixa umidade as crianças são as que mais sofrem, e passam quase a maior parte do tempo com sintomas respiratórios, que vão desde uma simples coriza até quadros graves de asma, com ou sem pneumonia. Além de seguir as orientações de seus pediatras, medidas gerais valem para todos, inclusive para os pais.
Mantenha sempre uma boa iluminação e ventilação na casa e nos ambientes em que a criança passa longos períodos.
Exponha a criaça à luz solar e evite fatores desencadeantes de sintomas respiratórios como, fumaça de cigarro, cheiros fortes, poeira e mofo.
Evite confinamentos e locais com grandes aglomerados.
Use desumidificadores de ambiente naquelas regiões com alta umidade , e umidificadores naquelas em que a umidade é baixa.
Evite agasalhos em excesso.
Mantenha as vias aéreas desobstruidas usando soro fisiológico para a higiene do nariz, várias vezes ao dia.
Não medique a criança sem necessidade, principalmente com antibióticos, já que na maioria das vezes esses quadros são alérgicos ou virais.
Aumente a ingesta de líquidos via oral. Sucos, água, chás e para os que estão em aleitamento materno, apenas aumente a quantidade de vezes que oferece o peito, nada mais.
Não repita receitas prescritas anteriormente.
Não se consulte pela internet com o Dr Google … Pediatra é aquele ser que conversa, troca, examina, põe a mão e trata a família como um todo.
Próximos temas – opine, mande sua escolha para nós.
Aleitamento materno
Consulta com pediatra antes do nascimento
Cólicas do recém nascido
Prevenção de acidentes domésticos
Os limites e o dizer não
O sono da criança
Chupar o dedo
Uso de piercing
Cosméticos
Andadores
Vacinação na adolescência
Categorias:Saúde