Domingo – críticas e lições de um Japão atual

japão 1Monica Maeda, correspondente do OBSERVATÓRIO GERAL no Japão, envia este flagrante, feito com celular, de um restaurante em Oyama . Todas as crianças da mesa não tocaram na comida porque estavam ocupadas com os seus joguinhos ou conversas em seus celulares. Nem se falavam entre si. Aí pode estar uma das causas para o movimento adulto que já surgiu em alguns lugares do mundo: “Convido você para o jantar, não o seu celular”. Já passou da hora de se perceber que o comportamento de se estar presencialmente com alguém, em um encontro ou reunião, e não largar o celular em conversa paralela, que equivale a um cochichar com uma terceira pessoa, é uma grande falta de educação. Ou distúrbio de conduta.

japão 2 pequenoTambém vem do Japão o maravilhoso exemplo de educação e respeito. Na avenida mais movimentada da cidade de Nogi os veículos param para esta senhora atravessar a rua, mesmo não estando na faixa de pedestre.

japao 3 japao 4 japao 5Como é domingo, Monica vai para academia, na cidade de Oyama, onde nada. Lá encontra essas senhoras de 80 e 90 anos de idade na piscina.

Soube que a mulher de 80 anos vai de carro para a academia e a de 90 vai de trem. É claro que no trem, alguém se levanta para ela sentar. Relata que os idosos no Japão procuram ser independentes, não aceitam que a velhice seja motivo pra não caminhar, praticar esportes e viajar. Hoje a  piscina foi delas. OBSERVATÓRIO GERAL.

Anúncios


Categorias:Cidadania online

Tags:, , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: