Quem acredita no Pmdb?

temer

Michel Temer promete, dando barretada com chapéu alheio porque não é proprietário do Pmdb, que se Marina ganhar o partido será ‘oposição’.

Pode ser. O problema é saber por quanto tempo. 2 meses? 5 meses?

O neopartidão – sim o Pmdb pode ser apelidado assim, sem qualquer alusão aos comunistas, muito pelo contrário- se desfigurou ao longo da história. Tornou-se um centrão maleável que migra para onde o poder estiver. Apoiando-o inclusive. Sem qualquer sentimento de culpa, diga-se de passagem.

Tem a lhe salvar, dentre outras coisas importantes, o projeto de aderência aos governos populares começados por Lula. Mas todo mundo já percebeu que sua opção pela garantia da bocada de postos oficiais pelo tão-somente apoio é uma estratégia [políticos adoram essa mentira filosófica e escapista chamada ‘estratégia’] fingida.

O partido ‘brinca’ de concorrer em eleições majoritárias – nunca para presidente- e mesmo assim deixando figuras totalmente discutíveis correrem por fora. O caso mais panfletário da atualidade se chama Skaf. Depois, se algo der errado, pulam para o bote do vencedor usando esses passaportes ideologicamente falsificados.

Há duas lógicas, sempre houve. Partidos nanicos lançam candidatos a presidente não para elegê-los como presidente, mas para garantir que a fama obtida lhes assegure uma eleiçãozinha depois, para qualquer coisa. E a segunda, única, a lógica do Pmdb, que tem até o dono do Brasil político, Zé Sarney. Não põe ninguém no páreo presidencial, mas se compromete com um apoio que nenhum outro partido consegue.

A bravata de Temer pode até fazer alguma marola em época de eleição. Muita gente acredita em tudo que políticos dizem. Ele mesmo, como uma rainha da Inglaterra tupiniquim, sabe que palavras não valem lá muito em seu meio. Principalmente essas que tentam fidelizar o Pmdb a uma ideologia. Só rindo.

Nem se precisa ouvir Pedro Simon para se perceber o que é o Pmbd.

Se o Psdb é o muro, o Pmdb se tornou o reboco. Aí, o importante, nessa lógica, não é o que se escreve no muro, poemiza ou se picha. Mas cuidar para que ele não caia.

Marina deve estar perdendo noites de sono com a ameaça do garotão Temer. OBSERVATÓRIO GERAL.

Anúncios


Categorias:Política

Tags:, , , , ,

%d blogueiros gostam disto: