JMJ, Roma e gays

Estava em Roma no ano 2000, ano do último grande Jubileu da Igreja Católica. No dia 8 de julho, depois de intensa negociação, houve o Desfile do Orgulho Gay, reunindo cerca de 200 mil pessoas, procedentes de muitas partes do mundo, numa temperatura em torno de 40°C.

Rodrigo Tardeli

Mencionei o desfile gay ao taxista que me conduzia. “-Eles conseguiram então fazer o seu desfile”, disse ele, totalmente indiferente. “-Mas de que é que o papa está se queixando? Se você quiser ver um desfile gay basta simplesmente ir até a Praça de São Pedro em qualquer dia da semana.” Como eu amo os romanos!

No dia seguinte, o papa falou à multidão de sua “amargura” com a manifestação gay. Nas palavras do velho polaco: “Foi uma ofensa aos valores cristãos e uma afronta ao grande Jubileu.

Mas sua santa vingança teve lugar a 20 de agosto daquele ano, na Jornada Mundial da Juventude, quando cerca de 2 milhões de jovens se reuniram no campo Tor Vergata, nos arredores de Roma. Uma cena impressionante: centenas de padres escutando confissões individuais de jovens no Circus Maximus, cena da pérfida marcha do Orgulho Gay. As confissões prosseguiram durante 24 horas ininterruptas e foi afirmado que cerca de 300 mil jovens haviam confessado seus pecados e recebido a absolvição.

A pregação do papa durante a tarde e na missa da manhã seguinte foram apoteóticas. Foi interrompido mais de 50 vivas por gritos histéricos que se transformaram num coro histriônico que nitidamente constrangeram João Paulo II. Mas ele, entre outras coisas, conseguiu pregar contra os homossexuais, contra a fornicação em suas mais diversas formas e contra o aborto. E era ovacionado a cada assertiva!

Quando a arena de Tor Vergata foi limpa, os garis, segundo foi noticiado, recolheram várias pilhas de camisinhas usadas.

Qual o sentido de se perpetuar e cultuar a hipocrisia institucional católica? Francisco, o argentino, está no Brasil para produzir novos capítulos. Rodrigo Martiniano Tardeli.

 

Anúncios


Categorias:Cultura

Tags:, , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: