Sexta-feira, a pizza caseira e os anseios do final de semana.

pizza

A história da pizza de Luisa Toledo. Quando eu era criança sexta-feira era dia sagrado de pizza em casa. O dia que antecedia o final de semana, meu pai chegava do trabalho à noite e nós pedíamos pizza e coca-cola. Se meu pai atrasava ou minha mãe resolvia cozinhar outra coisa eu e meu irmão ficávamos decepcionadíssimos: “hoje é sexta, dia de pizza!”. Essa memória ficou muito ligada aos bons momentos da minha vida, por isso toda sexta à noite sinto uma nostalgia.

Além disso, fazer massa de pizza ou pão em casa exige um trabalho dedicado que faz a cabeça desligar, o corpo se envolver, os braços exercerem o esforço que fará uma massa elástica e bonita. Esse envolvimento proporcionado pela cozinha só dá pra entender vivenciando. Por isso fica a proposta, faça sua pizza, entre em contato com algumas horas de silêncio só entre você, a massa, o molho, o forno e o resultado pode até ser compartilhado, afinal cozinhar para os outros é mais gostoso!

 

Essa receita é muito fácil e fica deliciosa:

 

Pizza de Mussarela

Massa

1 kg de farinha de trigo

2 tabletes de fermento biológico (para pão)

1/2 xíc de óleo

1 col (sobremesa) açúcar

Sal a gosto

Água morna para dar liga

 

Molho

1 lata de tomate pelado

Sal e pimenta do reino

1 colher de chá cheia de açúcar

2 dentes de alho espremidos

Folhas de manjericão

 

Cobertura:

Queijo Mussarela (o suficiente para cobrir duas vezes as pizzas)

Orégano

Rodelas de tomate fresco

 

Modo de fazer

Massa

Junte o fermento com o açúcar e um pouco de água morna e jogue em uma bacia com a farinha já peneirada e vá misturando com a mão, acrescente o óleo e despeje a água aos poucos trabalhando a massa para sentir em que ponto ela está, só depois se precisar acrescente mais um pouco até que fique homogênea. Sove um pouco a massa usando sempre o final da palma da mão, como se fosse o “Scorpion” do Mortal Kombat que lança a cobra pelas mãos sabe? Se não souber vale a pena descobrir!

Deixe crescer dentro do forno, ou do microondas (desligados!) coberta com um pano de prato.

Dica de mãe: faça uma bolinha com um pequeno pedaço de massa e coloque em um copo com água, quando a bolinha subir a massa já cresceu o suficiente.

 

Molho

Bata os tomates pelados no liquidificador.

Coloque o alho espremido em uma panela com um fio de azeite deixe perfumar um pouco o ambiente e acrescente os tomates batidos.

Ponha o açúcar, que serve para cortar a acidez do tomate, o sal e a pimenta para temperar a seu gosto.

Apure um pouco, jogue folhinhas de manjericão e desligue o fogo.

 

Montagem

Pré-asse as massas até ficarem ainda brancas, mas já bem assadas.

Passe o molho de tomate espalhando com as costas de uma colher grande

Cubra a pizza com duas camadas de mussarela

Coloque algumas rodelas de tomate

Salpique orégano por cima e leve ao forno pré-aquecido, bem quente até derreter o queijo.

Sempre gostei desse dia que antecede o final de semana, mesmo daqueles em que quando era criança iria só ficar em casa vendo os 10 filmes (não estou exagerando) que alugávamos na locadora. Acho que desses finais de semana, gostava até mais.

A sexta era o dia em que meu pai chegava de noite e não iria embora no dia seguinte, nós não acordaríamos cedo para ir pra escola e eu e meu irmão podíamos ficar ouvindo Raul Seixas até tarde no quarto dele sem grandes reclamações da minha mãe, lembrando que até tarde devia ser umas 23h. Meu irmão devia ficar louco pra me mandar embora do quarto, mas por alguma razão ele gostava de me mostrar àquelas músicas, cantar pra mim e me fazer rir muito.

Até hoje gosto da noite de sexta, ela tem um ar de expectativa, certa excitação. Uma possibilidade de vida que o final de semana provoca mesmo hoje em dia em que muitos finais de semana são de trabalho, a escolha de sair na sexta, ou curtir minha casa assando uma pizza e assistindo filme é sempre boa. É uma noite com gostinho de mussarela derretida e rock engraçado, filme no DVD, ou balada até amanhecer. Pra terminar parafraseando a Doroty do Mágico de Oz: não há noite como a de sexta-feira.

 

luisa sessao de fotosLuisa Toledo. OG.

Anúncios


Categorias:Gastronomia

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: