[BBC Brasil]. A Soccerex, uma das mais importantes feiras de negócios do esporte do mundo, cancelou o evento que ocorreria no Rio de Janeiro entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro.
Em um vídeo na internet, o presidente da instituição, Duncan Revie, disse que a Soccerex Global Convention foi cancelada em virtude de uma “decisão política” do governo do Rio de Janeiro, que retirou o patrocínio do evento.
“Ser sumariamente cancelado e de forma unilateral depois de realizar 33 eventos pelos cinco continentes, é extremamente frustrante, no entanto, aconteceu”, diz a nota divulgada pela Soccerex.
“Os preparativos para o evento no estádio do Maracanã estavam bem avançados com conteúdo planejado, oradores confirmados e parcerias”, acrescentou o presidente da Soccerex.
Cerca de 4.500 dirigentes e profissionais ligados ao futebol eram esperados no evento.
Outro lado
A Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio emitiu nota ressaltando a capacidade do governo de prover segurança a grandes eventos.
“O Estado dispõe de todas as condições para acolher e garantir a segurança durante todo e qualquer evento a ser realizado no RJ. Registre-se, por exemplo, que a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ocorreram neste 2013 com plena segurança”, diz o comunicado.
O governo não mencionou a retirada de qualquer patrocínio. Disse apenas que recomendou aos organizadores “a utilização da Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura para a captação de recursos e a realização do evento”.
“A recomendação do Estado foi feita para que o patrocínio à Soccerex não tivesse como fonte de recursos o Tesouro Estadual”, disse a nota.
A BBC Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa da secretaria para questionar se realmente houve uma promessa de patrocínio e qual seria o montante, mas até o momento não recebeu resposta.
Categorias:Ruas & Internet